No último domingo (9), aconteceu o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2025, o dia da temida redação, junto com as provas de Linguagens e Ciências Humanas. O tema escolhido para a redação foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
Consultada pelo g1, a professora Dani Toffoli, que trabalha para o Curso Anglo, afirma que o termo “perspectivas” pode ter sido uma “pegadinha” para muitos alunos. “O aluno que não está bem preparado pode se confundir com o uso da palavra ‘perspectiva’, porque veio na contramão dos três últimos anos, que trouxeram ‘desafios’ de alguma coisa“, analisa.
Segundo Toffoli, um erro comum do aluno pode cometer é trazer aspectos positivos ou interpretar essas perspectivas ao pé da letra, sendo que, quando o assunto é redação do Enem, é absolutamente necessário problematizar a questão apresentada.
O tema da redação talvez nem tenha sido uma grande surpresa para os especialistas que acompanham outras provas de nível nacional. A questão discursiva da Prova Nacional do Docente (PND) deste ano foi “o idadismo como desafio social e educacional do Brasil”.
A assistente pedagógica Rayane Roale, da plataforma Redação Nota 1000, avalia que a escolha do tema tem muito a ver com o momento atual do país. “A questão da idade perpassa todas as camadas da sociedade, e as pessoas estão envelhecendo no Brasil. Acredito que não vai ser um tema muito difícil de abordar, porque existe repertório, conhecimento de mundo, e muita informação disseminada sobre o tópico”, comentou em entrevista ao g1.
Segundo dia do Enem é neste domingo (16)
No próximo domingo temos o segundo dia da edição de 2025 do Enem, com as provas de Matemática e Ciências da Natureza. A prova começa às 13h30 e termina às 18h30.




