Você provavelmente já ouviu falar que plataformas como Instagram, Facebook e WhatsApp são proibidas na China. E sim, isso é verdade, mas não significa que os chineses não tenham nenhuma rede social. O que acontece é, por causa de restrições do governo, os aplicativos que são mais usados no país são justamente os criados lá. Um aplicativo que viralizou por lá nas últimas semanas tem uma proposta diferente e um nome um tanto quanto incômodo: Si-le-ma? Traduzindo: você está morto?
Aplicativo com pergunta simples viraliza na China
É isso mesmo. Começou a bombar no país asiático o aplicativo com uma proposta simples. É apenas um grande botão na tela. Ele te envia a pergunta se você está morto e, para responder, basta clicar no botão. E se você não responder dentro do prazo, o aplicativo vai entrar em contato com uma pessoa que você tenha escolhido como contato de emergência para avisar que pode haver algo de errado com você.
Quem mora sozinho provavelmente já se pegou pensando: e se alguma coisa acontecer comigo? Quem vai saber? Quem vai chamar uma ambulância? O objetivo do aplicativo é basicamente acabar com essas inquietações. Se você que mora sozinho não avisar ao app que você está vivo, ele vai chamar alguém por você.
De acordo com o Xataka, lançado em maio do ano passado, o app se tornou o aplicativo pago mais baixo da China. O site destaca que a popularidade do site é diretamente ligada ao aumento de pessoas que vivem sozinhas. Com o crescimento do app, os criadores já anunciaram a intenção de expandir o público, incluindo uma versão voltada especificamente para idosos.



