O Discord, plataforma popular de comunicação, anunciou que a partir de março de 2026, implementará um sistema de verificação de idade voltado para adolescentes. O objetivo é garantir uma experiência segura e adequada à faixa etária.
Todos os usuários a partir de 13 anos terão seus perfis automaticamente ajustados para o modo adolescente. Esse ajuste restringirá o acesso a conteúdos adultos até que a idade seja devidamente confirmada.
Nova abordagem de segurança
A verificação de idade será realizada através de métodos como reconhecimento facial por selfie em vídeo ou pelo envio de documentos de identidade, como o RG ou passaporte. Essas medidas respondem a um crescente debate sobre segurança digital, com foco em crianças e adolescentes.
Adultos que desejarem remover restrições impostas pela plataforma poderão passar pela verificação de forma simplificada, com um foco especial na proteção da privacidade dos dados.
Além disso, o sistema do Discord usa um dispositivo interno para a verificação, evitando a transmissão de dados para servidores externos. Assegurando que o processamento aconteça localmente, busca-se minimizar os riscos de vazamento de informações, uma preocupação constante neste tipo de mecanismo.
Proteção contra conteúdos inadequados
Com essa nova política, o Discord cria uma barreira limitada para adolescentes em relação a conteúdos inadequados. Usuários que não comprovarem ser maiores de idade encontram restrições em certos servidores e canais.
Mensagens diretas de desconhecidos agora são distribuídas em uma caixa de entrada separada, enquanto alertas são emitidos para solicitações de amizade indesejadas.
Conselho de Adolescentes
Juntamente com essas mudanças, o Discord criou um “Conselho de Adolescentes”, composto por 10 a 12 jovens. Esse conselho tem o propósito de fornecer opiniões e sugestões sobre ações futuras da empresa.
Essa iniciativa coloca a empresa ao lado de diversas plataformas que estão reformulando suas práticas de segurança digital com foco no usuário.




