A Coca-Cola já é a dona de um dos refrigerantes mais populares do mundo, mas também é dona de várias outras marcas de sucos, energéticos e, claro, outros refrigerantes. Um exemplo de receita comprada pela Coca-Cola foi a marca nacional Guaraná Jesus.
O Guaraná Jesus foi criado pelo farmacêutico maranhense Jesus Norberto Gomes, na capital do Maranhão, São Luís, lá em 1927. E acredite se quiser: no começo, o famoso refrigerante cor-de-rosa não tinha o sabor docinho que o tornou tão conhecido e amado na região Nordeste. Quando foi criado, o Guaraná Jesus era amargo, mas o criador foi aprimorando a fórmula com o passar dos anos.

Quando a Coca-Cola comprou o refrigerante Guaraná Jesus?
O criador do refrigerante faleceu em 1963, quando sua criação já havia ganhado muita popularidade. Em 1980, a família de Jesus, que ficou com os direitos da receita, vendeu a marca para a Companhia Maranhense de Refrigerantes*. A companhia era franqueada pela Coca-Cola Brasil, mas, em 2001, a Coca adquiriu os direitos da bebida cor-de-rosa.
Segundo a revista PEGM, a Coca-Cola se comprometeu com a família de Jesus a manter as características tradicionais do refrigerante maranhense, como o logotipo “Jesus”, que é baseado na assinatura do criador, as cores do rótulo e o sabor docinho. A atual identidade visual da bebida é inspirada nos azulejos coloniais típicos da capital maranhense e foi escolhida em 2008, quando a Coca-Cola fez uma campanha com três opções de rótulos para a população escolher a preferida.