O Palácio de Kesington revelou que o Rei Charles II, do Reino Unido, não vai comparecer ao funeral do Papa Francisco, que faleceu na última segunda-feira (21). O motivo é um protocolo da própria realeza britânica. Segundo o protocolo da realeza, o soberano do país não comparece a funerais. Mas isso não significa que a realeza britânica vai ficar totalmente de fora. O Príncipe William, o Príncipe de Gales e próximo na linha de sucessão do trono britânico, vai comparecer ao funeral representando o pai.
Lá em 2005, quando tivemos o último funeral de um papa, o Papa João Paulo II, a Rainha Elizabeth II estava viva e Charles teve que adiar o casamento para comparecer ao funeral do pontífice no lugar da mãe.
Além de William, vários outros líderes mundiais vão marcar presença no funeral, como o presidente Lula, Trump, dos EUA; e Milei, da Argentina; Macron, da França; o Rei Philippe e a rainha Mathilde, da Bélgica; entre outros.
Quando será o funeral do Papa Francisco?
A cerimônia fúnebre acontece na manhã deste sábado (26). Segundo o g1, às 5h, no horário de Brasília (10h no horário de Roma), começa a Santa Missa Exequial do Papa Francisco na Praça de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista. Depois, o corpo será levado em procissão para a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde Francisco pediu para ser sepultado.
O argentino Jorge Bergoglio, o Papa Francisco, faleceu na última segunda (21), aos 88 anos, devido a um AVC e uma parada cardíaca. Um mês antes, ele tinha recebido alta após passar 38 dias internado por causa de uma pneumonia nos dois pulmões.