Má notícia para quem amava o “Xarope da Vovó”, medicamento vendido como uma opção natural para tratar tosses, resfriados e até problemas como bronquite alérgica e asmática. Na última sexta-feira (18), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou que sua comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso foram proibidos.
A questão é que o Xarope da Vovó estava indo para as prateleiras dos supermercados sem nenhum registro, notificação ou cadastro da Agência, sendo um produto de “fabricante desconhecido”.
Anvisa proibiu mais quatro produtos na última sexta (18)
A Agência proibiu três produtos da mesma empresa, a Grupo Nutra Nutri Ltda.:
- Colágeno + Vitamina C (Lotes: todos);
- L-Treonato de Magnésio (Lotes: todos);
- Espinheira Santa (Lotes: todos).
Assim como com o Xarope da Vovó, a Anvisa proibiu propaganda, anúncio de venda e comercialização desses produtos. Novamente, o motivo foi a falta de registro, notificação ou cadastro na Agência. A Nutra Nutri não tem autorização para atuar como fabricante de medicamentos, requisito indispensável para qualquer laboratório farmacêutico.
Por fim, outro produto barrado pela Anvisa recentemente foram todos os lotes do alimento Curcumyn Long (extrato de cúrcuma longa 95%) da empresa Akron Pharma Ltda. Nesse caso, o motivo da proibição foi uma inspeção onde a Anvisa descobriu que o produto não atende as especificações referenciadas na legislação quanto à forma de obtenção.
Anvisa
A Anvisa é uma autarquia sob regime especial sediada no Distrito Federal, cujo objetivo é promover a saúde da população por meio do controle sanitário de produtos e serviços, incluindo ambientes, processos, insumos e tecnologias a eles relacionados. A Agência também é responsável pelo controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.