Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Remédio desenvolvido no Japão promete reviver dentes que estão apodrecendo

Por Pedro Silvini
14/09/2025
Em Geral
0
dentes

(Reprodução/IStock)

Um grupo de cientistas japoneses deu início a testes clínicos em humanos de um medicamento experimental que promete fazer nascer novos dentes. O estudo começou em setembro de 2024 e está sendo conduzido no Hospital Universitário de Kyoto e no Hospital Kitano, em Osaka. Se os resultados forem positivos, o tratamento poderá ser oferecido ao público até 2030, marcando uma revolução na odontologia.

Atualmente, o ensaio clínico envolve 30 homens entre 30 e 64 anos que perderam ao menos um dente. Nesta fase inicial, o objetivo é avaliar a segurança, tolerância e eventuais efeitos colaterais da droga, aplicada por via intravenosa.

Como funciona o medicamento

O remédio atua bloqueando a proteína USAG-1, que age como um “freio genético” e impede o crescimento de uma terceira dentição. Com essa barreira inibida, proteínas conhecidas como BMPs (proteínas morfogenéticas ósseas) são ativadas e estimulam células-tronco odontogênicas a formar dentes completos — com esmalte, dentina e raiz.

Em testes realizados anteriormente com camundongos e furões, os animais desenvolveram dentes funcionais, abrindo caminho para a aplicação em humanos.

Quem deve ser beneficiado

O foco inicial do tratamento está em pacientes com deficiências congênitas, como a oligodontia — condição rara que provoca ausência de seis ou mais dentes desde o nascimento e afeta 0,1% da população mundial. No entanto, os pesquisadores acreditam que, no futuro, a terapia poderá ser usada por qualquer pessoa que tenha perdido dentes ao longo da vida, seja por doenças bucais ou envelhecimento.

Segundo o pesquisador Katsu Takahashi, chefe do departamento de odontologia e cirurgia oral do Hospital Kitano, “não existe até hoje uma cura permanente para a perda dentária, mas acreditamos que as expectativas para o crescimento natural de dentes são altas”.

Perspectivas

Se as próximas fases de testes confirmarem a eficácia e segurança, o Japão poderá lançar o primeiro medicamento de regeneração dentária do mundo. Especialistas apontam que a descoberta pode substituir, em muitos casos, o uso de próteses e implantes, inaugurando uma nova era na odontologia regenerativa.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Imagem de Jill Wellington por Pixabay

Cidade do Sudeste do Brasil é eleita a “Capital do Vinho”

Confira!

Dinheiro

Trabalhadores ganham presente de R$ 2.800,00 do Governo Federal em 25 de setembro

14/09/2025
Imagem ilustrativa: freepik

Chamar colega de trabalho por apelido pode render multa de R$ 15 mil na Justiça

14/09/2025
Imagem de Jill Wellington por Pixabay

Cidade do Sudeste do Brasil é eleita a “Capital do Vinho”

14/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix