A partir dos 30 anos de idade, nós começamos a lentamente perder massa muscular. Esse processo, que se chama sarcopenia, é acelerado em idosos, a partir dos 60 anos. Na prática, essa perda muscular contribui para um risco maior de quedas, fraturas e hospitalizações recorrentes. “Estudos recentes mostram que um paciente idoso pode perder até 95 gramas de músculo por dia, enquanto um jovem perderia 14 gramas”, explica o médico geriatra João Toniolo ao portal Drauzio Varella.
Para combater essa perda muscular e garantir mais saúde e qualidade de vida ao idoso, é preciso manter uma prática regular de atividade física associada à uma alimentação equilibrada. Para saber a dieta ideal, não tem outro jeito: o ideal é procurar um profissional da nutrição, mas existem algumas dicas que devem funcionar para todos.
Quais alimentos ajudam idosos a ganhar ou manter massa muscular?
Consumir mais proteínas é essencial para quem quer ganhar massa muscular. Aposte em alimentos como ovos, frango, carne vermelha, leite, amêndoas, amendoim e soja, entre outros. Segundo o Spavital, outro cuidado importante é com a frequência das refeições. “Distribuir pequenas refeições ao longo do dia não só ajuda a aumentar a ingestão calórica, mas também mantém o metabolismo ativo”, explica o site. Opções de lanches saudáveis como frutas secas, iogurte e nozes são uma boa pedida.
Outra possibilidade são os suplementos alimentares. É natural que, por vários fatores, algumas pessoas não consigam consumir os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo. Nesses casos, os suplementos são uma boa opção para complementar a sua alimentação. Mas, novamente, é recomendado procurar um profissional da nutrição para saber se eles são realmente indicados.