Muitas pessoas acham que o Whey Protein é um aliado apenas para quem quer potencializar os resultados da musculação. Mas não: o suplemento também pode ser uma boa ajuda para quem quer perder peso. Dentro de uma dieta adequada e com uma rotina de exercícios físicos, o Whey é um nutriente que traz saciedade. Ou seja: você come menos e, consequentemente, pode perder peso.
Tarcila Campos, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes no Hospital Oswaldo Cruz, explicou ao Estadão que a melhor forma de tomar Whey para quem quer emagrecer é tomar o suplemento misturado com água. Afinal, a água não tem calorias, então tomar dessa forma é uma maneira de manter o seu déficit calórico – gastar mais calorias do que consumir. Mas se você quer um shake mais nutritivo e saciante – um lanche rápido antes da academia, por exemplo -, uma boa opção pode ser bater o Whey com leite.
Eu posso substituir refeições pelo Whey?
O processo de mastigação é essencial para garantir a nossa saciedade. Por isso, no processo de emagrecimento, é fundamental ver e mastigar a comida no prato. Logo, não é uma boa ideia trocar o seu almoço por Whey, por exemplo. Mas o suplemento é uma boa opção para lanches intermediários, como a ceia ou o lanche da tarde.
“O whey é um complemento nutricional, mas não substitui alimentos ricos em nutrientes essenciais”, destacou a nutricionista especialista em esportes, Ozana Campelo, ao Estadão. Ela também alerta que tomar o Whey sem acompanhamento adequado de um profissional da nutrição pode ter o efeito contrário. Afinal, é preciso avaliar a quantidade de calorias que você consome no dia. O Whey sozinho não determina se você engorda ou emagrece. Tudo que você consome e gasta ao redor do dia importa.