Atire a primeira pedra quem nunca foi atormentado por ligações indesejadas de marketing. Seu celular toca, você corre para atender, mas ninguém responde o seu “alô” e em questão de segundos a chamada caiu. As chamadas “robocalls” são cada vez mais comuns por aqui. Diferente dos sistemas tradicionais de telemarketing, em que atendentes reais entram em contato com os clientes, nas robocalls, as chamadas são automatizadas e feitas por sistemas computadorizados. O objetivo delas é testar números de telefone, fazer ofertas e, alguns casos, aplicar golpes.
Segundo o Jornal Contábil, em 2025, foram cerca de 25 milhões dessas ligações foram feitas por robôs, um aumento de 12% no número de chamadas em relação ao ano anterior, revelou um levantamento do Fantástico. São cerca de 23 mil chamadas por segundo, atormentando os ouvidos de milhares de brasileiros.
A Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações – está consciente do problema e um dos esforços da agência é criar uma tecnologia de origem verificada, que permita que o consumidor visualize o nome da empresa ao receber uma ligação, evitando as robocalls.
Como evitar as ligações indesejadas?
Uma opção é se inscrever na plataforma do governo Não Me Perturbe, uma lista nacionais em que consumidores que não querer ser contatados por empresas de telemarketing ativo podem se cadastrar. “A plataforma é uma iniciativa de autorregulação das operadoras do setor para melhorar a relação com os consumidores e tem dado resultado, com quedas nas reclamações de usuários de telecom”, explicou o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
Para se inscrever, bastar entrar em “Quero me Cadastrar”. Lá, você vai precisar fornecer informações como nome completo, CPF e telefone e depois é só selecionar de quais empresas você não quer mais receber ligações. No final de 2024, a plataforma tinha mais de 12,5 milhões de cadastrados.