Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Geral

Revelado se Ainda Estou Aqui usou ou não incentivo da Lei Rouanet

Por Carolina Carvalho
25/01/2025
Em Geral
0
ainda estou aqui

Foto: reprodução

No último domingo (5), o cinema brasileiro teve uma conquista histórica com a vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro pelo filme “Ainda Estou Aqui”. Mas não demoraram muito a começar as disputas políticas sobre o longa e sobre a Lei Rouanet.

Na última segunda-feira (6), o ex-presidente Jair Bolsonaro publicou no X um vídeo de 2024 de um internauta reclamando das balsas em Goiânia (GO) e aproveitou para alfinetar a Lei Rouanet, uma Lei de Incentivo à Cultura. Depois do comentário do ex-presidente, começaram as especulações se o filme teria ou não utilizado o incentivo dessa lei.

A resposta é: não. Desde 2007, a Lei Rouanet proíbe o financiamento de longas-metragens de ficção. A lei só permite o incentivo de “obras cinematográficas de curta e média metragem e filmes documentais”.

O que é a Lei Rouanet?

Lembrando que a Lei Rouanet não distribui verbas para produções culturais. O princípio dessa lei é um incentivo fiscal e uma forma de facilitar a captação e canalização de recursos.

“Também conhecido como mecenato, o mecanismo Incentivo a Projetos Culturais concede a pessoas físicas ou jurídicas (tributadas com base no lucro real), por meio de incentivo fiscal federal, a opção de investir parte do imposto de renda em projetos culturais previamente aprovados pelo Ministério da Cultura (MinC)”, explica o site do Ministério da Cultura.

Através do mecanismo, quem apresenta a proposta recebe uma aprovação técnica, mas ainda precisa captar os recursos necessários para o projeto junto a pessoas ou empresas dispostas a incentivar a ideia.

Ainda Estou Aqui

Baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, o filme se passa nos anos 70, durante a ditadura militar brasileira. O longa acompanha os Paiva, uma família que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando o pai é levado pelo exército para um interrogatório.

Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post
nota fiscal

CPF na nota é perigoso? Saiba se você deve informar

Confira!

iPhone 17 Air: o celular ousado da Apple — veja tudo o que você precisa saber antes de comprar

08/09/2025
sonhar

Consumo de cafeína afeta a forma como você sonha?

08/09/2025
Carne frigorífico

Carne peculiar do Paraná ganha prêmio como um dos melhores pratos do Brasil

08/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix