Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Reviravolta: autoescolas podem voltar a ser obrigatórias para tirar a CNH

Por Pedro Silvini
07/12/2025
Em Geral
0
CNH

(Reprodução/Agência Brasil)

Entidades que representam autoescolas em todo o país anunciaram que vão recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) e mobilizar o Congresso Nacional para tentar derrubar a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que retirou a obrigatoriedade de aulas em autoescola para obtenção da CNH nas categorias A e B. A norma, aprovada na segunda-feira (1º), reduz a carga horária prática e oferece gratuitamente o curso teórico em formato EaD.

A Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto) pretende protocolar uma ação no STF e apoiar um projeto de decreto legislativo para sustar a resolução, que foi aprovada por unanimidade pelo Contran e ainda aguarda publicação no Diário Oficial da União.

As entidades argumentam que a decisão foi tomada “sem diálogo” e pode causar uma ruptura econômica no setor, que tem nas aulas obrigatórias sua principal fonte de receita. Para o presidente do Sindicato das Autoescolas de São Paulo (Sindautoescola.SP), José Guedes, a mudança compromete a qualidade da formação.

A Feneauto também acusou o governo de “atropelar trâmites” ao levar o texto à votação sem consulta prévia ao setor, que atua há quase três décadas na formação de motoristas.

Governo defende redução de custos e acesso para 50 milhões

Do outro lado, o Ministério dos Transportes argumenta que a mudança atende cerca de 50 milhões de brasileiros que ou dirigem sem habilitação, ou estão em idade para tirar a CNH, mas não conseguem por causa do alto custo. Estimativas do próprio governo indicam que o novo modelo pode baratear em até 80% o processo de habilitação.

Atualmente, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito, o custo médio para obter a CNH ultrapassa R$ 3,2 mil, podendo chegar a R$ 5 mil em algumas capitais — valor composto majoritariamente pelas despesas com autoescolas.

A resolução permite que a parte teórica seja feita gratuitamente, reduz as horas práticas obrigatórias e autoriza o candidato a contratar instrutores autônomos para as aulas.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Foto ilustrativa: Fernando Frazão/Agência Brasil

Motoristas estão usando brecha dentro da lei para não pagar novo pedágio no Brasil

Confira!

Imagem de Gaston Laborde por Pixabay

Brasil se prepara para invasão chinesa em 2026

28/01/2026
inss

INSS anuncia paralisação total a partir desta quarta-feira (28/01)

28/01/2026
Lucas Paquetá

Em negociações com o Flamengo, Lucas Paquetá comprou mansão milionária para os pais no RJ

28/01/2026
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix