Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Reviravolta: autoescolas podem voltar a ser obrigatórias para tirar a CNH

Por Pedro Silvini
07/12/2025
Em Geral
0
CNH

(Reprodução/Agência Brasil)

Entidades que representam autoescolas em todo o país anunciaram que vão recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) e mobilizar o Congresso Nacional para tentar derrubar a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que retirou a obrigatoriedade de aulas em autoescola para obtenção da CNH nas categorias A e B. A norma, aprovada na segunda-feira (1º), reduz a carga horária prática e oferece gratuitamente o curso teórico em formato EaD.

A Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto) pretende protocolar uma ação no STF e apoiar um projeto de decreto legislativo para sustar a resolução, que foi aprovada por unanimidade pelo Contran e ainda aguarda publicação no Diário Oficial da União.

As entidades argumentam que a decisão foi tomada “sem diálogo” e pode causar uma ruptura econômica no setor, que tem nas aulas obrigatórias sua principal fonte de receita. Para o presidente do Sindicato das Autoescolas de São Paulo (Sindautoescola.SP), José Guedes, a mudança compromete a qualidade da formação.

A Feneauto também acusou o governo de “atropelar trâmites” ao levar o texto à votação sem consulta prévia ao setor, que atua há quase três décadas na formação de motoristas.

Governo defende redução de custos e acesso para 50 milhões

Do outro lado, o Ministério dos Transportes argumenta que a mudança atende cerca de 50 milhões de brasileiros que ou dirigem sem habilitação, ou estão em idade para tirar a CNH, mas não conseguem por causa do alto custo. Estimativas do próprio governo indicam que o novo modelo pode baratear em até 80% o processo de habilitação.

Atualmente, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito, o custo médio para obter a CNH ultrapassa R$ 3,2 mil, podendo chegar a R$ 5 mil em algumas capitais — valor composto majoritariamente pelas despesas com autoescolas.

A resolução permite que a parte teórica seja feita gratuitamente, reduz as horas práticas obrigatórias e autoriza o candidato a contratar instrutores autônomos para as aulas.

Pedro Silvini

Pedro Silvini

Jornalista em formação pela Universidade de Taubaté (UNITAU), colunista de conteúdo social e opinativo. Apaixonado por cinema, música, literatura e cultura regional.

Próximo post
Foto ilustrativa: Fernando Frazão/Agência Brasil

Motoristas estão usando brecha dentro da lei para não pagar novo pedágio no Brasil

Confira!

Seven Seas Splendor (Foto: Regent Seven Seas Cruises/Divulgação)

Um dos cruzeiros mais luxuosos do mundo partirá do Brasil, passando por 9 cidades e 3 países; veja preços

07/12/2025
Imagem ilustrativa: Freepik

Esse é o teste que médicos usam para identificar possíveis psicopatas

07/12/2025
Imagem ilustrativa: freepik

Internet que funciona em qualquer lugar chega aos celulares e brasileiros estão animados

07/12/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix