No ano passado, muitos brasileiros se alegraram com a notícia da ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para quem ganhar até R$ 5 mil por mês. Anteriormente, a isenção alcançava quem ganhava no máximo dois salários mínimos por mês – R$ 3.242. Se você foi uma das pessoas que comemorou a notícia, nós temos uma má notícia para você.
Ao contrário do que muita gente imaginava, a isenção não significa que você não vá precisar fazer a tão temida declaração do IR. Pois é: mesmo não pagando o imposto, você vai precisar fazer todo o processo burocrático de informar a Receita Federal quanto você ganhou ao longo do último ano. Lembrando que o valor declarado não é apenas o seu salário, mas outros rendimentos previstos pela Receita.
Quando abre o prazo para enviar a sua declaração do IR 2026?
A Receita Federal ainda não abriu o prazo para o envio da declaração de IR 2026 – relativa aos ganhos de 2025. O calendário dos últimos anos foi entre os dias 15 de março e 31 de maio. Tem duas formas de você fazer a sua declaração: manual ou automática. No manual, você precisa preencher item por item, já na automática, o software preenche parte dessas informações para você. Para conseguir preencher dessa forma, você precisa acessar com a sua conta gov.br nível ouro ou prata.
“Para a grande massa de contribuintes com rendimentos unicamente assalariados e patrimônio simplificado, a Declaração Pré-Preenchida oferece segurança e agilidade suficientes para o preenchimento autônomo”, explica Heitor Cesar Ribeiro, sócio da área tributária no escritório Gaia Silva Gaede Advogados.




