De acordo com um levantamento feito pela consultoria BDO, os impostos que recaem sobre carros podem representar mais de 40% do valor que pagamos por veículos aqui no Brasil. A partir desses dados, o site Olhar Digital imaginou qual seria o preço dos dez carros mais vendidos aqui no país se os impostos cobrados sobre eles fossem zero – o que, obviamente, não acontece em nenhum país.
Qual seria o preço dos carros mais vendidos do Brasil sem imposto?
Modelo | Preço com Imposto | Preço sem Imposto (-48,6%) |
Chevrolet Onix | R$ 84.390 | R$ 43.376,46 |
Volkswagen Polo | R$ 82.290 | R$ 42.297,06 |
Chevrolet Onix Plus | R$ 96.390 | R$ 49.544,46 |
Hyundai HB20 | R$ 82.290 | R$ 42.297,06 |
Volkswagen T-Cross | R$ 116.550 | R$ 59.906,7 |
Fiat Argo | R$ 79.790 | R$ 41.012,06 |
Fiat Mobi | R$ 68.990 | R$ 35.460,86 |
Jeep Compass | R$ 176.790 | R$ 90.870,06 |
Hyundai Creta (Nova geração) | R$ 130.990 | R$ 67.328,86 |
Chevrolet Tracker | R$ 127.690 | R$ 65.632,66 |
Impostos sobre carros no Brasil
De acordo com o Olhar Digital, em países vizinhos como o Chile e Argentina, os impostos sobre carros são por volta de 19% e 21%, menos da metade da porcentagem dos impostos sobre o valor final de veículos aqui no país.
O site britânico ScrapCarComparison fez um levantamento em que revelou que o Brasil é um dos países mais caros para se ter e manter um carro, ocupando o quinto lugar no ranking. Segundo o site, os brasileiros gastam cerca de 441,89% do salário médio anual para manter um carro por aqui.
Em comparação, na Austrália, o país mais “barato”, faz os australianos gastaram em média 49% do salário médio anual.