Na falta de tomadas suficientes em casa, a maioria das pessoas aposta em extensões ou em réguas elétricas. E sim, é claro que elas podem ser muito práticas, mas essas gambiarras também oferecem riscos à segurança da sua, principalmente se você usá-las para ligar esses eletrodomésticos.
Ao Diário do Centro do Mundo, o engenheiro eletricista Leonardo Moura, da Neoenergia Pernambuco, explicou que ligar muitos aparelhos em uma extensão pode provocar uma sobrecarga e aquecimento excessivo, com risco até mesmo de provocar um incêndio doméstico. De acordo com o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica deste ano, cerca de 40% dos acidentes por choque foram causados pelo uso inadequado de extensões em casa.
“Além de colocar em risco a segurança das pessoas, o uso de extensões fora dos padrões técnicos acelera o desgaste dos eletrodomésticos e aumenta o consumo de energia”, explica o Diário do Centro do Mundo.
É ainda mais perigoso emendar uma extensão na outra, o que aumenta o risco de folgas nos plugues, mau contato e centelhamento que podem gerar curto-circuitos e, mais uma vez, até incêndios dentro da sua casa.
Não coloque esses eletrodomésticos na extensão
É especialmente importante evitar eletrodomésticos de alto consumo, que precisam de tomadas específicas, como as de 20 amperes, para atender a alta demanda energética, como os oito seguintes da lista:
- Geladeiras;
- Freezers;
- Micro-ondas;
- Cafeteiras;
- Air fryers;
- Ar-condicionados;
- Torradeiras;
- Aspiradores de pó.
Como explica publicação do Olhar Digital, extensões, em sua maioria, não foram projetadas para aguentar uma carga elétrica alta, como a necessária para suprir esses aparelhos da lista, por muito tempo.