O ex-jogador Robinho, que cumpre pena de nove anos em regime fechado na Penitenciária II de Tremembé, no interior de São Paulo, pode ser transferido de unidade prisional após demonstrar incômodo com a repercussão em torno do local. A penitenciária ganhou destaque recentemente com o lançamento da série documental “Tremembé”, da Prime Video, que retrata a rotina de presos famosos, como Elize Matsunaga e Suzane von Richthofen.
De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (28), Robinho estaria desconfortável com a atenção midiática em torno da unidade, conhecida como o “Presídio dos Famosos”. A defesa do ex-jogador teria sinalizado interesse em uma mudança de local de cumprimento da pena, embora ainda não haja decisão da Justiça sobre o pedido.
Em vídeo publicado pelo Conselho da Comunidade de Taubaté, entidade que auxilia o sistema prisional da região, Robinho comentou sobre sua rotina em Tremembé e negou ter qualquer tipo de privilégio.
“A alimentação, o horário que durmo, é tudo igual aos outros reeducandos. Nunca tive tratamento diferente, nem comida especial. Quando tem futebol aos domingos, jogo com os outros presos”, declarou o ex-jogador.
Robinho também rebateu rumores sobre seu estado psicológico e sobre uma suposta posição de liderança dentro do presídio:
“As mentiras que saem de que sou liderança ou que tenho problema psicológico não são verdadeiras. Graças a Deus, sempre tive cabeça boa e faço tudo o que os outros reeducandos fazem.”
Condenação confirmada pela Justiça italiana
Ídolo do Santos e com passagens por clubes como Real Madrid, Manchester City, Milan e pela Seleção Brasileira, Robinho cumpre pena após ter sido condenado pela Justiça da Itália por estupro coletivo contra uma mulher albanesa em 2013. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) homologou a sentença italiana em 2024, permitindo que ele cumprisse a pena no Brasil.
Desde então, a defesa tenta reverter a prisão e chegou a pedir a redução de 50 dias da pena com base em um curso profissionalizante feito pelo ex-atleta — solicitação que foi negada.




