Ainda mais durante o frio, quem nunca sonhou em ter um robô que fizesse as suas tarefas de casa, como lavar as vasilhas, varrer a casa e colocar as roupas no varal? Pois esse sonho está se tornando real: a empresa 1X Technologies anunciou o NEO Gamma, um robô humanoide de inteligência artificial voltado justamente para realizar tarefas domésticas.
A empresa ainda não divulgou quando o produto chega ao mercado (ele deve ser lançado primeiro nos Estados Unidos), nem quais seriam os preços (mas já podemos imaginar que seriam bem salgados).
Segundo a divulgação, a inteligência artificial do NEO Gamma aprende a partir de dados da observação de humanos como se mover e o robô é capaz de andar de forma natural, abaixar para pegar coisas e até sentar em cadeiras. Além disso, o aparelho conta com modelo de linguagem para aprimorar a interação com o usuário.
“Em um futuro não muito distante, todos temos robôs ajudantes em casa”
Esse é o começo de uma mensagem do CEO da empresa fundada na Noruega, Bernt Børnich. O CEO defende que, para que robôs humanoides possam evoluir e realmente se integrarem ao nosso cotidiano, eles precisam se desenvolver ao lado dos humanos, não de forma isolada.
“Uma casa fornece contexto do mundo real e a diversidade de dados necessários para que os humanoides cresçam em inteligência e autonomia. Também ensina as nuances da vida humana – como abrir a porta para os idosos, mover-se com cuidado em torno de animais de estimação ou se adaptar à imprevisibilidade do mundo ao redor. Robôs confinados ao espaço industrial ou desenvolvimento de laboratório perdem esse entendimento crítico”, argumenta Børnich.