Responsável pelo monitoramento de astros fora da Terra, a NASA descobriu em dezembro do ano passado o asteroide 2024 YR4, que inicialmente causou preocupação pela sua magnitude e por estar vindo em direção ao nosso planeta. Mas, conforme os estudos avançaram, os cientistas chegaram à conclusão que a colisão será com a Lua e está previsto para esse fenômeno ocorrer em 2032, com a probabilidade de 3,8% de impacto no satélite.
Apesar da Terra estar fora de perigo, essa colisão será interessante para que os cientistas possam analisar um evento raro, para saber quais serão os impactos cósmicos pelo espaço. Uma curiosidade em torno do nome do asteroide é ser “2024 YR4” para indicar que foi o 117º objeto provisoriamente designado na segunda metade de dezembro de 2024.
Mais detalhes sobre o asteroide 2024 YR4
De acordo com as análises, o asteroide possui entre 53 e 67 metros e, no caso de colisão com Lua, poderia criar uma nova cratera em sua superfície. Com essa análise, será possível obter dados valiosos sobre a composição e a história geológica do nosso satélite natural.
Para se ter noção do tamanho do asteroide, segundo as observações do Telescópio Espacial James Webb indicam que o asteroide tem aproximadamente o tamanho de um prédio de 15 andares, com um diâmetro estimado em cerca de 60 metros, com uma margem de erro de ± 7 metros. Astrônomos sugerem que ele pode estar relacionado a um grupo de asteroides próximos da Terra com órbitas semelhantes e também com risco de impacto virtual.




