Para os brasileiros, aquela primeira xícara de café pela manhã é sagrada. E a bebida tradicional na maior parte das casas dos brasileiros pode parecer inofensiva, mas você sabia que o seu cafezinho pode acabar atrapalhando o efeito de outros remédios.
Café x Remédios para gripe e resfriado
Todo mundo sabe que a cafeína, substância presente na bebida, é um estimulante que acelera o seu sistema nervoso. O problema é que remédios para gripe e resfriado costumam ter uma substância descongestionante chamada pseudoefedrina que também é estimulante. Misturar as duas no seu corpo é como tomar café demais, podendo causar nervosismo e inquietação, taquicardia, dor de cabeça e até insônia em alguns casos.
Além disso, alguns estudos sugerem que misturar cafeína e pseudoefedrina pode aumentar o nível de açúcar no seu sangue e a temperatura corporal, uma combinação especialmente perigosa para quem sofre de diabetes.
Café x Remédios para asma e TDAH
Medicamentos para asma e para o TDAH têm uma estrutura química parecida com a cafeína, então, novamente, misturar as duas substâncias vai te dar os mesmos sintomas de tomar café demais em pouco tempo.
Café x Remédios para tireoide
Segundo a Revista Galileu, estudos revelam que tomar café logo após tomar a levotiroxina, tratamento padrão para hipotireoidismo, pode reduzir a absorção do medicamento em até 50%. Isso acontece porque a cafeína acelera a mobilidade intestinal, reduzindo o tempo de absorção do medicamento pelo organismo.
Café x Remédios antidepressivos
Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), como sertralina e citalopram, são alguns dos medicamentos antidepressivos mais usados para tratar depressão, ansiedade, entre outros quadros mentais. Estudos revelam que a cafeína pode se ligar a esses remédios no seu estômago, diminuindo a absorção e, consequentemente, a eficácia deles.




