Uma das principais críticas dos segurados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é ter de aguentar filas longas nas agências, para que possam receber os seus pagamentos. No entanto, os idosos podem conseguir um adiantamento do salário da aposentadoria usando o reconhecimento do INSS, possibilitando que tenham uma parte do saldo disponível de forma prática e rápida.
Para isso, o idoso pode usar o cartão Meu INSS Vale+, possibilitando a antecipação de até R$150 do benefício, sem a cobrança de juros, correções ou taxas. Além dos aposentados e pensionistas do INSS, outros beneficiários também possuem o direito de solicitar esse cartão, para evitar longas filas nas agências de pagamento. Vale ressaltar que o valor antecipado é descontado diretamente na folha de pagamento do mês seguinte e cartão funciona na modalidade de crédito, sem permitir saques.
Mais informações sobre o Meu INSS Vale+
Para realizar a transação, o cartão físico da instituição financeira deve conter chip e senha pessoal de confirmação da transação. Caso utilize outros meios para antecipação, será exigido o uso da biometria. Um detalhe importante sobre o uso desse crédito, é que não pode ser para pagar apostas como em loterias.
Para aderir, basta solicitar nas instituições financeiras que oferecem o serviço. Elas devem enviar um ofício por e-mail para a Diretoria de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão ([email protected]) e informar que têm interesse em oferecer o cartão Meu INSS Vale+ aos beneficiários. A diretoria, então, dará início às tratativas.