Se você é Microempreendedor Individual (MEI), você realiza uma contribuição mensal para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que equivale a 5% do salário mínimo (R$ 75,90 em 2025). Ao se aposentar você, que trabalhou apenas como MEI a vida toda, tem direito a uma aposentadoria de um salário mínimo. Mas você sabia que existe uma forma de aumentar essa contribuição e, consequentemente, a sua aposentadoria?
Como explica o Capitalist, você pode optar pela contribuição complementar de 15%, que eleva a contribuição para um total de 20% do salário mínimo (R$ 303,60 em 2025).
Essa contribuição extra é feita mensalmente por meio do DAS-MEI – lembrando que todo MEI precisa emitir e pagar a declaração. Acesse o Portal da Previdência Social (ou o Meu INSS), faça o login com a sua conta Gov.br, gere a Guia da Previdência Social (GPS) e use o código de pagamento 1910, referente à contribuição complementar.
Outra opção é investir na aposentadoria privada, que vem ganhando cada mais espaço nos últimos anos, principalmente com os constantes debates envolvendo a Previdência Social e o envelhecimento da população.
Quando o MEI pode se aposentar?
As regras para a aposentadoria de quem é MEI não são diferentes das regras para a população geral. No requisito de idade mínima, é preciso ter pelo menos 62 anos, no caso das mulheres, e 65 para homens. Além disso, é necessário ter pelo menos 15 anos de contribuição para as mulheres e 20, para os homens.
Quem é MEI também tem acesso a outros benefícios do INSS, como auxílio por incapacidade permanente, auxílio por incapacidade temporária e salário-maternidade. Para os dependentes, são garantidos o auxílio-reclusão e pensão por morte.