As vagas preferenciais são direitos garantidos para pessoas idosas ou com deficiência física, que precisam ser respeitadas. Para isso, existem meios para fiscalizar se estão sendo usadas de forma correta ou não, sendo elas, através do cadastro por aplicativos ou com placas que ficam expostas no painel do carro. Através desse benefício, é possível encontrar vagas gratuitas, mas é necessário se enquadrar nos requisitos.
Em outubro de 2024, o governo federal unificou o credenciamento de estacionamento exclusivo, com o objetivo de beneficiar 16 milhões de pessoas que estão acima dos 60 anos. Através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), a pessoa pode solicitar o seu benefício, assim como pessoas com deficiências (PCDs), que estão cadastrados na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência. Antes, essas credenciais eram emitidas pelos estados e municípios, com a obrigatoriedade de serem impressas e exibidas no painel do veículo, agora passa a ser digital e terá validade em todo o território brasileiro.
Mais detalhes sobre o credenciamento da vaga preferencial
Para facilitar, o governo permitiu que o processo de credenciamento seja totalmente online, sem necessidade de deslocamentos, para que o beneficiário possa ter a versão digital e física, caso queira imprimir. “Você vai usar o aplicativo para cadastrar o veículo que você está usando na hora, isso é muito importante, porque vai garantir ao cidadão mais efetividade desse direito. Você vai poder usar em um veículo, depois em outro, e isso tudo usando o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito”, explica Adrualdo Catão, secretário Nacional de Trânsito.
Para vincular a credencial, abra o app e selecione Vínculo da credencial a veículo. É possível escolher o próprio veículo ou de terceiro. O proprietário do veículo precisará aceitar a solicitação no aplicativo CDT, acessando Veículos, entrando em Credencial de estacionamento digital e aceitando o vínculo Pendente de aceite.