Através do Saque-Aniversário, o trabalhador tem acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), de uma maneira mais simples do que antes, no qual só era liberado o saldo quando houvesse demissão sem justa causa ou quando o valor poderia ser usado como financiamento de imóveis próprios. Vigente desde 2020, quem trabalha de carteira assinada tem direito a uma parcela do FGTS anualmente, sempre no mês do aniversário.
Com essa facilidade, o trabalhador pode optar por sacar uma parte do valor, porém, é necessário se atentar às regras da modalidade. Quando é solicitado o saque-aniversário, o trabalhador perde o direito ao saque total do saldo do FGTS em caso de demissão sem justa causa, ficando apenas com a multa rescisória de 40%. Para retornar à modalidade de saque-rescisão, é necessário aguardar um período de carência de 2 anos.
Saiba todas as vantagens do saque-aniversário
Apesar disso, o trabalhador pode solicitar o saque-aniversário através do aplicativo do FGTS e ter uma flexibilidade financeira com o valor liberado, podendo utilizar o saldo diversas finalidades, como cobrir despesas planejadas, investir ou quitar dívidas, sem a necessidade de recorrer a empréstimos com juros.
Além disso, o governo também criou a possibilidade de antecipar várias parcelas do saque-aniversário através de empréstimos bancários, utilizando o saldo do FGTS como garantia. Essa modalidade pode ter taxas de juros mais baixas que outras linhas de crédito e não compromete o orçamento mensal com parcelas, pois o pagamento é feito diretamente com o saldo do FGTS na data do saque anual.