Você se saiu bem na análise de currículo, nos testes de personalidade, entre outras etapas, mas ainda trava na hora da temida entrevista de emprego? Calma, essa etapa tão comum em processos seletivos não precisa ser tão complicada. A Forbes consultou recrutadores para descobrir algumas das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego e algumas dicas para se destacar na etapa.
Dicas para se sair bem na entrevista de emprego:
Uma das dicas dos recrutadores é: saiba se comunicar com clareza. Evite rodeios e explique com detalhes suas experiências anteriores e como suas habilidades fizeram diferença durante esse processo. Mas não chegue com um discurso pronto. Adapte sua fala ao interlocutor. Durante a entrevista, saber ouvir pode ser tão importante quanto saber falar.
Também é fundamental ter consciência dos seus pontos fortes e fracos, ter a capacidade de refletir sobre a sua trajetória profissional. “Quem reconhece erros, aprende com eles e consegue articular essa evolução mostra maturidade e potencial de desenvolvimento”, comentou Ivan Farber, headhunter da consultoria Egon Zehnder.
Além de se conhecer, um bom candidato em uma entrevista de emprego demonstra ter pesquisado sobre a empresa e o cargo ao qual está se candidatando. Maria Sartori, da consultoria Robert Half, explicou que demonstrar um interesse genuíno sobre a organização e fazer perguntas sobre o cargo vão fazer você se destacar em meio a outros candidatos.
As dez perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego:
- Por que você saiu do emprego anterior ou mudou de empresa?
- Quais foram suas maiores conquistas ou entregas ao longo da carreira?
- Conte um desafio que você enfrentou no trabalho e como lidou com ele.
- Você pode dar um exemplo concreto de liderança ou colaboração?
- O que te move? Quais são suas ambições?
- Onde você se vê no curto, médio e longo prazo?
- Fale sobre você (quem é você como profissional?).
- Quais são seus pontos fortes e fracos?
- Que competências você aplicou no passado e como?
- Quais são suas expectativas em relação ao cargo, salário e modelo de trabalho?
(via Forbes).