Com os Morangos do Amor dominando a timeline de todo mundo, aumentaram consideravelmente as buscas pela fruta – que aumentou consideravelmente de preço com a demanda. Quem deve ter comemorado a notícia é a cidade apelidada de Capital do Morango.
No estado de São Paulo, a menos de uma hora da capital, está a cidade de Atibaia, com cerca de 144 mil habitantes. O clima ameno da cidade oferece as condições ideais para as lavouras da fruta, o que também foi influenciado pela forte imigração japonesa no município. Atibaia começou a investir na produção de morangos nos anos 50, quando imigrantes japoneses começaram a plantar o fruto como forma de sustento. Com o passar dos anos, eles se profissionalizaram e passaram a movimentar a economia local.
Atibaia segue sendo uma das maiores produtoras do país até hoje.
Em 2022, a cidade ganhou oficialmente o título de Capital Nacional do Morango, graças ao Projeto de Lei nº77, de 2017. Segundo a Secretaria-Geral, com o título, espera-se que o município consiga uma maior divulgação, atraindo investidores para impulsionar o setor, gerando mais empregos e aumentando a produção.
Cidade paulista promove a Festa do Morango todo ano
Desde 1985, a cidade de Atibaia comemora anualmente a Festa das Flores do Morango, desde destaque aos produtores locais com exposições, além de oferecer pratos típicos do local – obviamente, vários deles feitos com morango. O evento também mistura cultura japonesa, música e artesanato.
“A festa é uma forma de manter viva nossa história e valorizar quem trabalha no campo”, afirmam os organizadores da festa à Gazeta de São Paulo.
