Para a alegria do estudante e do trabalhador brasileiro, nesta quinta-feira (19), é celebrado o Corpus Christi, data comemorativa da Igreja Católica. Apesar de muitas pessoas acreditarem que se trata de um feriado nacional, esse não é o caso. Nacionalmente, o Corpus Christi é apenas um ponto facultativo, mas várias cidades transformaram o dia em feriados locais.
Confira todas as capitais em que Corpus Christi é feriado municipal:
- Maceió (Alagoas);
- Salvador (Bahia);
- Vitória (Espírito Santo);
- Cuiabá (Mato Grosso);
- Campo Grande (Mato Grosso do Sul);
- Belém (Pará);
- Curitiba (Paraná);
- Teresina (Piauí);
- Natal (Rio Grande do Norte);
- Porto Alegre (Rio Grande do Sul);
- Boa Vista (Roraima);
- São Paulo (São Paulo);
- Aracaju (Sergipe);
- Goiânia (Goiás).
O que é a data do Corpus Christi?
Corpus Christi significa “Corpo de Cristo” em latim. A data não é fixa, mudando de acordo com a Páscoa, já que a tradição da Igreja Católica é celebrar esse dia na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, 60 dias depois da Páscoa.
Essa data simboliza a última ceia de Jesus Cristo com os seus apóstolos, momento em que ele instituiu o sacramento da Eucaristia, ritual que os fiéis recebem a hóstia, símbolo do corpo de Cristo. Em várias cidades pelo Brasil, é uma tradição da Igreja colorir as ruas com tapetes coloridos que reproduzem símbolos e passagens bíblicas. Normalmente eles são feitos de serragem e sal colorido.

Relembre todos os feriados nacionais do ano:
1º de janeiro (quarta) – Confraternização Universal;18 de abril (sexta) – Sexta-feira Santa;21 de abril (segunda) – Tiradentes;1º de maio (quinta) – Dia do Trabalho;- 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil;
- 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida;
- 2 de novembro (domingo) – Finados;
- 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República;
- 20 de novembro (quinta) – Dia da Consciência Negra;
- 25 de dezembro (quarta) – Natal.