Boa notícia para os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)! O governo anunciou que começa a ressarcir as vítimas do esquema de descontos indevidos a partir do dia 24 de julho. De acordo com a Agência Brasil, o INSS apresentou a proposta em uma audiência de conciliação do Supremo Tribunal Federal.
O esquema de descontos indevidos, exposto em abril por operação da Polícia Federal, desviou mais de R$ 6 bilhões do bolso dos aposentados desde 2019.
Governo começa a ressarcir vítimas do esquema do INSS em julho
Segundo essa proposta do INSS, os pagamentos começariam no dia 24 de julho e seriam feitos de 15 em 15 dias, com cada lote devolvendo o dinheiro para cerca de 1,5 milhão de beneficiários. Os valores devolvidos não serão exatamente os mesmos que foram desviados, já que eles serão corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O INSS ainda não divulgou um calendário desses pagamentos. De acordo com o presidente da autarquia, Gilberto Waller, esse cronograma depende da aprovação do ministro Dias Toffoli, relator da ação dos descontos no STF.
Lembrando que, para receber o dinheiro de volta, o pensionista do INSS precisa contestar o desconto feito de forma indevida. Isso pode ser feito através do portal ou do app Meu INSS, do telefone da Central de Atendimento 135 ou em atendimento presencial em agências dos Correios.
De acordo com o INSS, até o momento, cerca de 3,4 milhões de aposentados já contestaram descontos irregulares feito em suas folhas de pagamento. A Justiça bloqueou R$ 2,8 bilhões em bens de empresas e investigados no esquema de fraudes.