O Governo de Minas Gerais confirmou que o 13º salário dos servidores estaduais – incluindo ativos, aposentados e pensionistas – será pago em 12 de dezembro, em parcela única. O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema, nesta quarta-feira (19/11), em publicação nas redes sociais.
“Atenção, servidores de Minas: o 13º salário será pago em parcela única no dia 12/12. Em 7 anos de gestão, esta é a 8ª vez que honramos esse compromisso”, escreveu Zema no X.
Pagamento antecipado e sem parcelamento
Este será o quinto ano consecutivo em que o governo estadual paga o abono de Natal sem atrasos ou parcelamentos, prática comum em administrações anteriores.
O valor será depositado dois dias antes da data utilizada no ano passado, reflexo do equilíbrio fiscal destacado pela gestão.
Ao todo, o estado destinará R$ 4,2 bilhões (sem encargos patronais) ao pagamento da folha referente ao 13º, beneficiando:
- mais de 640 mil servidores ativos e inativos
- 53 mil pensionistas
Governo reforça compromisso com servidores
Zema afirmou que o pagamento integral e no prazo reforça a responsabilidade da gestão com o funcionalismo:
“Estamos honrando, mais uma vez, nossa obrigação de pagar o 13º salário a todos os servidores em dia e de forma integral.”
O vice-governador Mateus Simões também celebrou o anúncio, destacando que a antecipação só foi possível graças ao ajuste das contas públicas ao longo dos últimos anos:
“Isso é resultado de um trabalho sério, feito com muita responsabilidade. Este governo trata o servidor estadual e o cidadão mineiro com o respeito que eles merecem.”



