Na última quinta-feira (12), a Caixa Econômica Federal surpreendeu milhares de brasileiros ao anunciar a liberação extraordinária do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Segundo a TV Foco, o objetivo da medida é injetar bilhões na economia e aliviar o bolso de brasileiros.
Mas calma: não é todo mundo que pode acessar esse valor. O que foi liberado foi o Saque Calamidade do FGTS, disponibilizado para municípios em Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública, em casos de desastres naturais como enchentes.
Se você for de um município afetado, pode sacar até R$ 6.220,00 da sua conta do FGTS (o valor é limitado ao saldo que você possui disponível). Segundo o blog do Santander, você também não pode ter feito um saque do FGTS pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.
Como solicitar o Saque Calamidade do FGTS?
Você pode fazer a solicitação por meio do aplicativo do FGTS ou de forma presencial em uma agência da Caixa Econômica Federal. Confira o passo a passo para fazer a solicitação pelo app:
- Acesse o app FGTS;
- “Meus Saques”;
- “Outras situações de saques”;
- “Calamidade pública”;
- Selecione o seu município (se ele não aparecer na lista, quer dizer que eles não está apto);
- Escolha uma das opções para receber o valor:
- Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou,
- Sacar presencialmente;
- Enviar os documentos pedidos;
- Esperar a Caixa analisar a solicitação.
A solicitação do saque pode ser aceita em até 90 dias depois da publicação da Portaria reconhecida pelo MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional) no Diário Oficial da União.




