Se você é cliente do Banco do Brasil, então fique atento. Recentemente, o banco emitiu um alerta urgente para os seus clientes sobre uma nova forma de golpe, o chamado “golpe da falsa central”. Nessas tentativas, os criminosos se passam pela central de atendimento da instituição financeira, pedindo que os clientes passem informações sigilosas ou transfiram dinheiro via Pix.
Fontes internas do setor de segurança digital do banco relatam que houve um aumento preocupante do número de ocorrências desse tipo de tentativa de golpe nos últimos meses. Entenda melhor como funciona o golpe.
Banco do Brasil alerta sobre “golpe da falsa central”
Ele começa com uma ligação ou mensagem via WhatsApp e os golpistas usam softwares para exibirem o mesmo número de contato da central de atendimento verdadeira da instituição. O criminoso se apresenta como um “gerente de segurança” e fala sobre uma movimentação suspeita, um bloqueio preventivo ou uma atualização obrigatória, tentando fazer o cliente se assustar e informar os seus dados sigilosos sem pensar muito.
Além de pedirem os dados, os criminosos também podem pedir que o cliente instale aplicativos para “reforçar a proteção” da conta – que serão usados para roubar dados e até entrar na conta das vítimas. Outro truque é o do link falso, em que criminosos enviam links de ofertas ou avisos que levam a vítima para uma página falsa com o mesmo logotipo do Banco do Brasil.
O Seu Crédito Digital consultou um especialista de cibersegurança, que afirma que os criminosos exploram o medo do consumidor de perder dinheiro. “Usam termos técnicos, falam com autoridade e até imitam o padrão de atendimento do BB para parecerem legítimos”, explica o especialista.




