Já imaginou hipnotizar um tubarão? Pois é mais ou menos isso que acontece quando os tubarões são virados de cabeça para baixo. O fenômeno é conhecido como “imobilidade tônica”. Continue lendo que a gente te explica melhor.
Segundo matéria da Superinteressante, quando esses animais marinhos são virados de barriga para cima, os músculos deles relaxam e o corpo acaba entrando em um estado de torpor, como se eles tivessem sido hipnotizados.
Por que os tubarões ficam “hipnotizados” de cabeça para baixo?
Esse comportamento pode ser observado em outras espécies do reino animal, como gambás e coelhos. Normalmente, ele é interpretado como um “se fingir de morto” para despistar predadores, porém, um estudo recente contesta essa explicação.
Publicado na revista Reviews in Fish Biology and Fisheries, esse estudo foi conduzido por Jodie L. Rummer, professora de biologia marinha da Universidade James Cook, na Austrália, e por Joel Gayford, doutorando na mesma universidade.
Os pesquisadores analisaram 13 espécies marinhas, incluindo tubarões, raias e uma quimera (apelidado de “tubarão fantasma”). Metade deles teve essa reação da imobilidade tônica. Porém, o que autores descobriram é que não existem evidências fortes de qualquer benefício desse comportamento para os animais. Ao invés de ser uma defesa útil, ela acaba prejudicando esses tubarões. Orcas, por exemplo, já aprenderam a fazer isso com tubarões e viram eles de barriga para cima antes de extraírem seus fígados.
Para os pesquisadores, a explicação mais plausível para esse comportamento é que ele seja um traço vestigial: um vestígio evolutivo herdado de ancestrais comuns. Esse traço não apresenta prejuízos nem vantagens significativas. Para esse estudo, nem todo comportamento animal é resultado de adaptação e alguns são apenas “sobras de um passado distante”, explica a Superinteressante.