A Copa do Mundo é no ano que vem, mas os dramas e polêmicas já começaram. Uma delas envolve a seleção da África do Sul, que pode ser punida pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) por causa de uma escalação irregular. Entenda melhor o caso.
A escalação em questão foi em um jogo de março deste ano, quando a seleção sul-africana estava jogando pelas Eliminatórias africanas contra o Lesoto. O volante Teboho Mokoena, do Mamelodi Sundowns, que estava suspenso, foi escalado mesmo assim para a partida, o que resultou na punição da FIFA.
A África do Sul tinha vencido o jogo por 2 a 0, mas essa vitória foi transformada pela FIFA em uma derrota de 3 a 0, explica o NSC Total. O país perdeu três pontos na tabela e ainda foi obrigada a pagar uma multa de 10 mil francos suíços, cerca de R$ 67 mil. Com isso, a seleção do país foi para a segunda posição do grupo C, atrás de Benin.
Espanha ameaça sair da Copa do Mundo em protesto
Outra polêmica envolvendo o campeonato mundial é que a Espanha ameaçou boicotar o campeonato mundial se a seleção de Israel participar. “O que queremos é que, se as equipes israelenses não puderem participar de eventos esportivos, algumas pessoas comecem a abrir os olhos. Porque, claro, os nossos estão abertas e não toleram o que veem”, afirmou o porta-voz do Congresso da Espanha, Patxi López.
“Eles estão revoltados com a ideia de impedir um evento esportivo, mas nunca disseram nada sobre as dezenas de atletas palestinos que foram mortos neste conflito. Nunca, nada. Então, isso era sobre esporte ou sobre o dinheiro que o esporte traz?”, questionou López.