Apesar de ser um benefício fundamental para milhares de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o órgão emitiu um alerta para os segurados para que fiquem atentos ao prazo de saque dos benefícios através da rede bancária. O saldo fica disponível por 60 dias e, após a data do pagamento, são devolvidos pelo banco ao INSS. Foi necessário criar esse tipo de mecanismo para aumentar a segurança do sistema, a fim de evitar pagamento indevido e tentativas de fraude, como, por exemplo, o saque do benefício de segurado já falecido.
De acordo com INSS, se o dinheiro fica parado na instituição bancária, ela é obrigada a devolver o benefício ao órgão, que suspende o pagamento até que o beneficiário regularize a situação. O saque pode ser realizado em agências bancárias ou por meio de outras formas de pagamento disponibilizadas pelo INSS.
Como regularizar a situação no INSS?
Em caso de esquecimento, o beneficiário terá que regularizar a sua situação e isso pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, na opção “pagamento de benefício não recebido” ou pelo telefone 135. No app, o usuário precisa ir na aba “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido” e, caso não consiga de forma digital, é possível solicitar esse serviço pela Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h. A ligação é gratuita para telefones fixos e celulares.
Vale ressaltar que podem ocorrer outros motivos pro INSS bloquear o serviço, como por exemplo, a falta de comprovação de vida. Nos últimos anos, esse sistema foi atualizado e é feito automaticamente através do cruzamento de dados de diversas bases de informações. Mas, em alguns casos, o serviço pode ser suspenso quando não há todos os dados, fazendo com que a pessoa tenha que ir pessoalmente em uma agência. Como regularizar a situação no INSS?