O ovo de galinha é uma ótima fonte de proteína e, apesar de ser pequeno, uma unidade possui 6 gramas de proteína (ou 13g por 100g). Esses dados foram revelados pelo Departamento de Agricultura dos EUA e, quando essa quantia é comparada a 100g de chia, foi descoberto que essa quantidade de sementes possui 17g de proteína, mostrando que os benefícios do seu consumo.
Apesar de ser uma semente bem pequena, seu índice nutricional é alto e oferece diversos benefícios para a saúde. Por isso, tem ganhado popularidade como um “superalimento”. Descoberta pelas antigas civilizações da América Central, a chia se popularizou nos últimos anos, especialmente entre nutricionistas e pessoas que seguem uma alimentação vegetariana ou vegana, que optam por não consumir proteínas animais. Rica em ômega-3, essa semente também se destaca por ter fibras, antioxidantes e cálcio, contribuindo para a saúde do coração e no funcionamento do sistema digestivo. Quando hidratada, também é capaz de promover a sensação de saciedade.
Saiba mais detalhes sobre os benefícios da chia
Diante de suas qualidades, as sementes de chia são ótimas para quem está em processo de emagrecimento. Ao aumentar a sensação de saciedade, por se formar um gel no estômago, a pessoa se sente mais satisfeita, ajudando a reduzir o consumo de alimentos ao longo do dia e auxiliando na manutenção ou perda de peso.
Para quem tem problemas com açúcar, saiba que pela chia ter um alto teor de fibras, ela é capaz de retardar a absorção de carboidratos, o que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue. Isso é benéfico para prevenir a resistência à insulina e o diabetes tipo 2, e para auxiliar no controle da glicemia em pessoas que já possuem a doença.




