Na sua casa, para onde vão as sementes de abóbora? A resposta, muito provavelmente, é o lixo. Mas você sabia que elas são uma fonte rica de vários nutrientes e que incorporar as sementes à alimentação pode te trazer muitos benefícios? É isso mesmo, continue lendo que a gente te explica.
Os benefícios da sementes de abóbora
Consultada pelo Paladar, a nutricionista Bianca Gonçales de Oliveira explicou que as sementes desse legume são ricas em nutrientes como proteínas, zinco, magnésio, fibras e antioxidantes. De acordo com a profissional, elas incluem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, contribuem para a saúde, cardiovascular, digestiva e da próstata, e ajudam a melhorar a qualidade do sono.
Nem todo mundo deve comer
Para a maioria das pessoas, as sementes serão seguras e benéficas, mas existem contraindicações. Pessoas com problemas renais precisam consumir essas semente com muito cuidado, já que elas ricas em fósforo, mineral que, em excesso, pode piorar os problemas nos rins.
Como incluir as sementes de abóbora na sua alimentação
De acordo com a nutricionista, a melhor forma de consumir essas sementes é cruas ou levemente torradas, já que isso ajuda a preservar os benefícios nutricionais do alimento. Você também pode adicioná-las a saladas ou farofas. A profissional ainda recomenda que você evite adicionar muito sal ou óleos às sementes, já que isso pode acabar transformando o lanche em algo mais prejudicial do que benéfico.
Sobre a quantidade, a indicação de Bianca é uma porção de cerca de 30 gramas por dia, um punhado de sementes, já que, apesar dos muitos benefícios, elas têm muitas calorias, então é bom consumir com moderação.




