Você é aquela pessoa que sonha em ter plantas na sua casa, mas se esquece constantemente de regá-las e sempre acaba jogando uma plantinha morta no lixo? Calma, não precisa ir correndo comprar plantinhas artificiais e se dar por satisfeito. Existem algumas espécies mais resistentes, ótimas para os donos mais esquecidos e para ambientes bem expostos, como varandas.
Plantas resistentes para deixar na varanda de casa
A revista CLAUDIA consultou a arquiteta Rose Chaves para saber algumas espécies ideias para essas condições. A profissional indica que as melhores plantas para ficar em varandas são jiboias, espadas-de-são-jorge, lírios-da-paz e clorofitos, que se adaptam bem a ambientes internos, ajudam a purificar o ar e ainda exigem menos manutenção.
Uma escolha óbvia (por bons motivos) são as suculentas e cactos, que acumulam águas nas folhas e no caule, o que permite que elas aguentem ficar um bom tempo sem serem regadas. Além disso, são plantas que funcionam bem em vasos pequenos e jardineiras, ótimas para quem não tem muito espaço, mas ainda quer plantas em casa.
A espada-de-são-jorge é outra espécie muito adaptável, podendo crescer bem tanto em locais com sol direto quanto na meia-sombra. Se bate muito vento na sua varanda, pode ficar tranquilo que ele normalmente não vai quebrar a sua plantinha, que segura bem.
Outro exemplo de planta bem resistente é a zamioculca, que consegue ficar bastante tempo sem água. Mas, diferente do exemplo anterior, a zamioculca não se adapta bem a qualquer tipo de iluminação. É melhor deixá-la em varandas cobertas ou com luz indireta, já que luz direta pode causar queimaduras nas folhas.



