Quem não adora comer um pão ou um prato de massa (pelo menos de vez em quando)? Mas e se você começa a sentir alguns sintomas curiosos sempre que ingere esse tipo de prato? Infelizmente, pode ser que você seja intolerante ao glúten, uma proteína presente no trigo, no centeio e na cevada. Confira os sintomas que podem te ajudar a diagnosticar esse problema.
Sinais de que você pode ser intolerante ao glúten
Os sintomas mais comuns são digestivos e extraintestinais, como “inchaço, gases, dor abdominal, diarreia ou prisão de ventre, náuseas e fadiga persistente”, explica o El Comercio. Outros sintomas possíveis são dores de cabeça, tontura, confusão mental, dores musculares ou articulares, dificuldade de concentração, ansiedade, erupções cutâneas e anemia por deficiência de ferro.
De acordo com o El Comercio, o termo “intolerância ao glúten” é usado de forma mais ampla para descrever alguns distúrbios. A nutricionista Giulianna Saldarriaga explicou que o termo engloba a doença celíaca, a sensibilidade ao glúten não celíaca e alergia ao trigo.
Nas últimas décadas, houve um aumento de casos relatados, mas não é claro para cientistas se os casos realmente estão aumentando, ou se eles só não eram diagnosticados no passado. Alguns estudos estimam que entre 5% e 10% da população pode sofrer com sensibilidade ao glúten não celíaca.
Não elimine o glúten sem um diagnóstico
Consultada pelo El Comercio, a nutricionista Giulianna Saldarriaga explica que eliminar o glúten da dieta sem ter uma supervisão médica pode ter consequências preocupantes para a saúde, como mascarar uma possível doença celíaca, atrasando o diagnóstico, ou levando a deficiências nutricionais se a dieta não for bem estruturada. Ela também destaca que, para pessoas saudáveis, não existem evidências apontando que eliminar o glúten ajude a eliminar peso ou a melhorar a saúde.




