Você sai de casa com o celular na mão e, muito provavelmente, já liga os dados móveis para continuar acessando a internet mesmo sem o Wi-Fi. Mas você desliga a função do Wi-Fi em si quando não tem nenhuma rede conhecida para se conectar? Para a maioria das pessoas, a resposta é não. Você provavelmente deixa a função ligada para já se conectar automaticamente a uma rede quando chega em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar. Mas você sabia que esse ato simples pode arriscar a segurança dos seus dados?
Deixar Wi-Fi ligado o tempo todo é um risco de segurança
Manter seu celular constantemente tentando se conectar a redes sem fio pode abrir uma porta para possíveis violações de segurança. O risco só aumenta à medida que você se conecta a mais pontos de acesso. “Ao ampliar o número dessas conexões, você compartilha involuntariamente as informações do seu telefone com mais redes, expondo sua localização a todo momento. Se você fez login na cafeteria local, na academia e depois no supermercado, é possível que outras pessoas rastreiem sua localização”, explica o IGN.
O simples ato de desligar o Wi-Fi ao sair da sua casa vai aumentar a segurança do seu celular e dos seus dados. Outra medida simples é apagar as redes sem fio com que você se conectou antes, mas que não vai mais usar – como o Wi-Fi daquele restaurante em que você foi oito meses atrás. Para usuários de Android, para impedir seu dispositivo de procurar redes desnecessárias, além de desligar o Wi-Fi, você também deve desligar o bluetooth, já que o sistema Android usa essas duas funcionalidades para procurar redes sem fio.