A Sexta-feira Santa é um dos principais dias católicos do calendário e um dos motivos disso é por ser feriado no Brasil. Por ser uma data importante, principalmente para os religiosos que seguem o catolicismo, o dia é feriado nacional e não um ponto facultativo, como alguns outros. Isso significa que, em todo o território nacional, as atividades comerciais e serviços públicos, em geral, não funcionam neste dia. Neste ano, a data será celebrada no dia 18 de abril.
O motivo de ser feriado é mediante a importância religiosa para os cristãos, marcando a crucificação de Jesus Cristo. Em respeito a essa data, ela foi instituída como feriado nacional, garantindo um dia de reflexão e descanso para a população. No entanto, isso afeta em alguns serviços, como comércios, que podem fechar, assim como outros serviços públicos, como escolas, bancos, órgãos públicos e outros serviços essenciais que geralmente não funcionam.
Mais detalhes do significado da Sexta-feira Santa
O dia é reservado para os cristães relembrarem o momento em que Jesus Cristo foi condenado à morte por crucificação, um castigo cruel e humilhante na época. No entanto, a morte de Jesus pode ser vista de várias maneiras, principalmente como ato de amor e sacrifício supremo, através do qual os pecados da humanidade são perdoados.
Apesar do dia remeter a um momento triste para aqueles que acreditam na trajetória de Jesus Cristo, Sexta-Feira Santa também é um dia de esperança, pois antecede o Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Cristo. Por isso são celebrados em igrejas a Missa da Paixão, na qual se relembra a Paixão de Cristo, desde a Última Ceia até a crucificação.