Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Início Geral

Shampoos são identificados com contaminação e embalagens são recolhidas de mercados

Por Alan da Silva
03/09/2025
Em Geral
0
Foto: jcomp/Freepik

Foto: jcomp/Freepik

As autoridades mexicanas tomaram medidas cautelares para proteger a saúde pública. A Administração Federal para a Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris) anunciou a retirada de um shampoo popular devido à contaminação por uma bactéria prejudicial.

O produto afetado é o “Shampoo Totale” da marca Tec Italy, identificado pelo lote 1G27542266. A contaminação foi associada à bactéria Klebsiella oxytoca, capaz de causar sérias complicações em consumidores.

A Cofepris determinou que todas as lojas em território mexicano removam imediatamente o shampoo das prateleiras. Esta decisão é uma resposta à possível presença da bactéria, que foi confirmada por testes microbiológicos internos realizados pelo fabricante, Henkel Capital.

Riscos do shampoo contaminado

Os efeitos da Klebsiella oxytoca presentes no shampoo são perigosos, principalmente para pessoas com o sistema imunológico comprometido. O contato com a bactéria pode resultar em infecções na pele, olhos e vias respiratórias.

Há o risco agravado de condições mais sérias, como bacteriemia e meningite. Retirar o produto de circulação é uma medida preventiva para proteger a saúde dos consumidores.

Para reconhecer o produto contaminado, os consumidores devem verificar o lote 1G27542266 e estar atentos ao odor fétido, um indicativo de contaminação. A recomendação é suspender imediatamente o uso do shampoo.

Participação da Profeco

A Procuradoria Federal do Consumidor (Profeco) tem colaborado ativamente com a Henkel Capital para informar o público sobre os riscos. O lote contaminado consiste em 904 unidades, e o objetivo é que os consumidores retornem esses produtos ao fabricante.

A Profeco enfatiza que a rápida retirada do shampoo é crucial para evitar danos à saúde pública.

Alan da Silva

Alan da Silva

Jornalista e revisor.

Próximo post
frio são paulo

Brasileiros são alertados e frio extremo chegará novamente em setembro

Confira!

Brasil pode ter deserto em poucos anos se isso acontecer

07/09/2025
anvisa

Anvisa faz comunicado geral para pessoas portadoras de diabetes

07/09/2025
Cidade Brasil

Cidade brasileira que já era minúscula fica ainda menor e está desaparecendo

07/09/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix