Apesar do termo demência ser usado para definir um tipo de doença, na verdade ela pode ser um diagnóstico para diferentes quadros caracterizados pela deficiência cognitiva progressiva, que de modo geral, são para pessoas que passam a ter dificuldade em memorizar coisas e de resolver problemas no dia a dia. Entre os diagnósticos, o Alzheimer é o mais comum, mas existem outras como a demência frontotemporal, na qual o paciente muda o comportamento, e a demência com corpos de Lewy, que faz com que a pessoa tenha alterações de desempenho ao longo do dia.
Mesmo que algumas doenças sejam hereditárias, cuidar da saúde do cérebro pode ser fundamental para impedir que na velhice, os sintomas fiquem cada vez mais graves. Embora não haja uma garantia absoluta de evitar a demência, algumas práticas podem reduzir significativamente o risco e promover a saúde cognitiva.
Saiba como evitar demência na velhice
Mantenha a mente ativa
É importante aumentar o hábito de estimular o raciocínio, a memória e a atenção. Isso pode incluir jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, palavras cruzadas, ou até mesmo aprender um novo idioma ou instrumento musical, leitura e escrita.
Continue aprendendo algo
Ao manter a mente em exercícios de novos conhecimentos, como cursos, workshops, palestras sobre assuntos que aprecie, poderá fazer com que a mente continue se exercitando, pois a novidade e o desafio intelectual são ótimos para o cérebro.
Estimulação social
Mesmo que seja uma pessoa com um ciclo de poucas amigos e familiares, tente participar de grupos ou outras atividades comunitárias. O contato social estimula diferentes áreas do cérebro e combate o isolamento, que pode ser um fator de risco para a demência.
Alimentação saudável e exercícios
Ao se alimentar melhor, estará trazendo benefícios para o corpo e para o cérebro. Por isso, aumente o consumo de frutas, vegetais, grãos integrais, peixes (ricos em ômega-3) e azeite de oliva. Evite alimentos processados, ricos em gorduras saturadas e açúcares. Alguns estudos sugerem benefícios da dieta mediterrânea para a saúde cerebral. Além disso, tenha hábitos de exercícios, nem que seja uma caminhada de 15 minutos por dia.




