O calendário do Imposto de Renda 2025 começou no dia 17 de março, permitindo que as declarações sejam enviadas até 30 de maio deste ano. Uma das novidades para essa edição, será o benefício do contribuinte que optar pela declaração pré-preenchida e também escolher o Pix para receber a restituição. Dessa maneira, poderá entrar na lista de prioridades para ser restituído nos primeiros lotes de pagamentos.
Um detalhe importante sobre essa nova modalidade, é que ao solicitar a restituição via Pix, o cadastramento da chave precisa ser o CPF na declaração. Essa combinação garante prioridade no recebimento. De acordo com o calendário, os primeiros lotes da restituição serão pagos a partir do dia 30 de maio, sendo ao todo cinco lotes, que vão ocorrer até 30 de setembro. A expectativa do Fisco é receber 46,2 milhões de declarações neste ano.
Quem também faz parte das prioridades de restituição são idosos, pessoas com deficiência e professores.
Outras dicas para ter sua restituição de forma mais rápida pelo Imposto de Renda
Além da novidade, saiba que quanto mais rápido enviar sua declaração, mais rápido será analisada. Não é garantido que seja encaixado nos primeiros lotes, mas as chances aumentam. Para facilitar esse processo, organize seus documentos com antecedência para evitar erros e atrasos, e informe todas as despesas dedutíveis, como gastos com saúde e educação, para aumentar o valor da restituição.
Antes de enviar, revise com cuidado os dados informados para evitar erros que façam ser necessário enviar uma nova declaração, isso pode atrasar o processo. Acompanhe o processamento da sua declaração através do portal e-CAC da Receita Federal para saber como está o andamento do IR.