Obviamente, sentir cansaço é perfeitamente normal. Para a maioria das pessoas, uma noite bem dormida de sono, um fim de semana quieto ou alguns dias de férias já resolvem o problema. Mas, se você está sempre se sentindo cansado, pode ser um sinal de que tem algo errado com a sua saúde.
Como explica matéria do O Globo, cansaço frequente é um dos sintomas de inflamação crônica, ao lado de ansiedade, dores de cabeça constantes, dificuldade de perder peso e problemas digestivos. A médica nutróloga Daniela Kanno, com certificação internacional em Medicina do Estilo de Vida, explica que a inflamação crônica é invisível, mas as pessoas que sofrem com isso vão sentir os efeitos diariamente.
Inflamação crônica
O tipo de inflamação mais comum é a aguda, que surge como uma reação natural do organismo a alguma lesão ou infecção (como uma gripe). No caso da inflamação crônica, o sistema imune está sempre ativo, liberando substâncias inflamatórias mesmo sem nada para o corpo combater. Com isso, as substâncias acabam se voltando contra o próprio corpo, o que aparece nos sintomas que mencionamos, incluindo o cansaço excessivo.
“É comum o paciente tentar emagrecer sem sucesso, conviver com intestino preso, sentir a cabeça pesada, dormir mal e viver exausto. Tudo isso pode estar relacionado à inflamação”, explicou Daniela ao O Globo.
Além disso, várias pesquisas associam o problema da inflamação crônica a outras doenças graves, como obesidade, hipertensão, depressão, doenças autoimunes e até câncer.
Vários fatores podem contribuir para esse problema de saúde, como uma dieta rica em ultraprocessados, açúcar e gorduras, falta de atividade física, exposição a toxinas, excesso de medicamentos e estresse crônico.