Muita gente acha que pode consumir quantas cocas zero quiser por dia simplesmente porque elas não têm açúcar. Mas será que isso quer dizer que esses alimentos não oferecem riscos para a sua saúde? Um estudo recente afirma que o adoçante eritritol, substituto comum do açúcar nesse tipo de produto, pode aumentar o risco de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Como explica a Revista Galileu, o adoçante eritritol é um tipo de carboidrato produzido pela fermentação do milho. Ele não calorias e não interfere nos níveis de insulina do sangue, mesmo sendo aproximadamente 80% mais doce do que o açúcar comum.
Adoçante que substitui açúcar também prejudica saúde, aponta estudo
Publicada no periódico Journal of Applied Physiology, a pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. A partir da coleta de dados de células de quatro mil pessoas dos EUA e da Europa, os pesquisadores descobriram que indivíduos com altos níveis desse adoçante no sangue tinham maior probabilidade de sofrer com uma doença cardíaca ou com um AVC nos próximos três anos.
Analisando células cerebrais injetadas com eritritol, os cientistas entenderam que a substância faz essas células ficarem com menos óxido nítrico e mais endotelina. Essa primeira substância dilata os vasos sanguíneos, enquanto a segunda contrai. Mais endotelina = vasos contraídos = maior pressão arterial.
Outra descoberta sobre essas células com doses de eritritol foi o que elas produziram mais radicais livres, que causam inflamação dos tecidos e danos às células.
Em comunicado, o principal autor do estudo, Christopher DeZouza, comentou que esse estudo reforça evidências de que os adoçantes, normalmente considerados seguros, não estão isentos de consequências negativas para a saúde.