Sucos naturais de frutas e legumes são uma ótima opção para se refrescar no calor e ainda garantir mais vitaminas e minerais. Um exemplo que ganhou muita popularidade nos últimos anos é o suco de beterraba. Mas calma que a bebida também tem contraindicações para dois grupos específicos. Descubra se você faz parte de um deles.
Contraindicações do suco de beterraba
A beterraba é rica em nitratos naturais, compostos que se transformam em óxido nítrico do corpo. Essa substância tem um efeito vasodilatador, ajudando a reduzir a pressão arterial e a melhorar a sua circulação sanguínea. Porém, esse efeito que tem benefícios para quem sofre de pressão alta, pode ser perigoso para quem sofre do problema contrário. Se você tem pressão baixa, consuma esse suco com cuidado.
Outra substância presente na beterraba são os oxalatos, considerado um “antinutriente”, já que ele prejudica a absorção de outros minerais pelo seu organismo, como magnésio, zinco, ferro e cálcio. Além disso, esses oxalatos aumentam o risco de formação de cálculos renais, então se você já tem histórico de pedras nos rins, é melhor tomar cuidado na hora de consumir o tubérculo.
Ps: não é uma contraindicação, mas vale avisar que o consumo constante do suco pode deixar a urina e as fezes avermelhadas, mudança inofensiva, mas que pode dar um susto em algumas pessoas.
Confira alguns benefícios do suco de beterraba para a saúde:
Apesar das contraindicações, a bebida também tem benefícios para a sua saúde, como o já mencionado controle da alta pressão arterial, fornecimento de minerais essenciais como potássio, magnésio, zinco, selênio e ferro, os efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios e o apoio ao sistema nervoso fetal, importantíssimo durante a gravidez.




