Talvez você já tenha se deparado com algum “nutricionista” (pelo menos eles dizem que são) na internet dizendo que, quando você está em uma dieta, é melhor tomar refrigerante do que um suco natural… mas será que isso é realmente verdade?
Suco ou refrigerante: eis a questão
Consultada pelo site Minha Vida, a nutricionista Elaine Cristina Rosa, da Clínica Dra. Simone Neri, explica que a resposta dessa pergunta depende muito do que você prioriza. Ela explica que, para quem está controlando a ingestão de calorias e açúcares, por incrível que pareça, o refrigerante zero é sim a melhor opção. Afinal, como o próprio nome já entrega, ele não tem calorias nem açúcares.
Mas calma: a nutricionista destaca que, para quem está em busca de nutrientes e benefícios à saúde, o suco de uva (principalmente o integral) continua sendo uma opção melhor. Você pode até estar consumindo mais calorias, mas também estará consumindo vitamina C e antioxidantes.
Elaine também destaca que os refrigerantes zero até podem contar com pouca ou nenhuma caloria, mas isso também não significa que eles sejam um exemplo de produto saudável. Eles contam adoçantes artificiais para dar o sabor sem o açúcar, mas existem pesquisas que sugerem que o consumo frequente deles pode afetar a microbiota intestinal e até estimular o apetite, fazendo você consumir mais calorias em outras refeições.
“Embora o refrigerante zero açúcar seja geralmente considerado uma opção mais saudável do que o refrigerante com açúcar em termos de calorias e impacto na glicemia, a saúde de quem escolhe consumir essa bebida a longo prazo pode depender de muitos fatores, como a quantidade ingerida e mudanças em outros hábitos alimentares”, explica a nutricionista ao Minha Vida.




