Mix Conteúdos Digitais
  • Início
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • PUBLICIDADE LEGAL
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados
Mix Conteúdos Digitais
Sem resultados
Ver todos os resultados

Suíça está desenvolvendo um novo tratamento muito mais eficaz para o câncer

Por Carolina Carvalho
23/03/2025
Em Geral
0
suíça

Imagem de www.slon.pics no Freepik

Em Genebra, na Suíça, estão sendo desenvolvidos experimentos em uma série de cavernas subterrâneas, que podem um dia levar a uma nova geração de máquinas de radioterapia, além de funcionar como um tratamento mais eficaz – e com menos impacto para o paciente – contra o câncer.

Segundo a BBC, a sede desses experimentos é o Laboratório Europeu de Física de Partículas (Cern). O laboratório é mais conhecido mundialmente por ter desenvolvido o Grande Colisor de Hádrons, capaz de acelerar partículas até próximo da velocidade da luz.

“Há onze anos, Marie-Catherine Vozenin, uma radiobióloga que trabalha atualmente nos Hospitais Universitários de Genebra (Hug), e outros cientistas publicaram um artigo descrevendo uma abordagem de mudança de paradigma para o tratamento de radioterapia tradicional, que eles chamaram de Flash”, explica a matéria da BBC.

Nesse tipo de tratamento, o paciente é exposto a doses ultraelevadas de radiação, mas por menos de um segundo. Em experimentos, essa abordagem conseguiu destruir tumores em roedores, mas poupando o tecido saudável. Após a publicação, radiobiólogos do mundo inteiro passaram a fazer experimentos com a abordagem Flash para tratar tumores, em roedores, animais domésticos e, agora, em seres humanos.

Em um experimento, ratos de laboratório saudáveis receberam duas rodadas de radiação com Flash, sem apresentar os efeitos colaterais típicos de uma radioterapia comum. “O flash produz menos lesões no tecido normal do que a irradiação convencional, sem comprometer a eficácia antitumoral, o que pode ser revolucionário”, afirmou Billy Loo, professor de radiação oncológica e diretor do laboratório de ciências Flash da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos EUA.

Novo tratamento de câncer já avançou para testes em humanos

O Cincinnati Children’s Hospital, em Ohio, nos EUA, planeja um ensaio clínico de estágio inicial em crianças com câncer que se espalhou para os ossos do peito. No Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça, oncologistas estão conduzindo um estudo clínico para pacientes com câncer de pele localizado.

Além de determinar se abordagem Flash realmente é eficiente em seres humanos, esses estudos também têm a tarefa de identificar a dose e qual o tipo de radiação ideal a ser usada.

SAÚDE

Essa doença terrível pode ser causada pelo uso de botox, alerta a Anvisa

A Anvisa emitiu um alerta sobre o risco da toxina botulínica, usada no botox, provocar botulismo, e reforçou cuidados com o procedimento.
Saiba mais
X

Essa doença terrível pode ser causada pelo uso de botox, alerta a Anvisa

Saiba mais
Carolina Carvalho

Carolina Carvalho

Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Próximo post

Você pode estar acabando com as suas articulações fazendo esse hábito tão comum

Confira!

Imagem de StockSnap por Pixabay

Adeus, cardápio digital: governo aprova lei e menu impresso passa a ser obrigatório em restaurantes

08/11/2025
capa

Mulher de 23 anos perdeu todo o cabelo por causa de estresse

08/11/2025
Bets aposta

Brasileiros que apostam online recebem alerta sobre Imposto de Renda e malha fina

08/11/2025
  • Contato

Diário do Comércio | Mix

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Contato

Diário do Comércio | Mix