A rede russa de supermercados Svetofor vai entrar no Brasil com o nome “Vantajoso”. Segundo o Giro News, atualmente, o grupo já tem equipes atuando em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, com o plano de expandir o número de lojas nesses estados.
Rede de supermercados russa pretende expandir para o Brasil
Ao Giro News, a diretora regional do grupo, Karina Storozhenko, revelou que eles têm a previsão de abrir nove lojas ainda em 2025, expandindo para 50 unidades ao longo dos seus três primeiros anos de atuação por aqui. O modelo do grupo russo aposta em uma cooperativa de pontos de venda, possibilitando maior flexibilidade na política e preços. Com, a aposta é em “preços baixos, margem fixa e reduzida em todas as categorias, e alta rotatividade dos produtos.”
Para economizar os custos de funcionamento, esses supermercados não incluem padaria e açougue.
Apesar das semelhanças com o modelo do atacarejo, Storozhenko afirmou que as lojas da franquia russa terão uma área de vendas menor do que unidades comparáveis como Assaí ou Tenda.
O público-alvo das lojas do grupo russo são as classes B, C e D, pessoas em busca de “produtos de qualidade a preços acessíveis”, que não focam muito em marcas ou embalagens, explica a diretora regional do grupo.
O Stevofor já expandiu sua atuação para além da Rússia. Entre a Ásia e a Europa, eles contam com mais de quatro mil lojas, principalmente sob a bandeira “Mere”. O Brasil será a estreia do grupo aqui no mercado da América Latina.