Fundada em 1969, a rede de supermercados Nacional está prestes a encerrar mais um capítulo de sua história no Rio Grande do Sul. A tradicional unidade localizada em Montenegro, que funcionou por mais de 30 anos na cidade, fecha as portas no próximo dia 13 de setembro. Até lá, clientes poderão aproveitar uma liquidação total, com promoções para esvaziar as prateleiras do estabelecimento.
No local, passará a funcionar uma loja da Mombach, companhia que já conta com três unidades em Montenegro. Esse processo de substituição confirma a fase final da marca Nacional, que vem desaparecendo gradualmente desde que o Grupo Carrefour assumiu o controle da rede.
Em Porto Alegre, o movimento também já é sentido. Após o fechamento da unidade do Praia de Belas Shopping no último fim de semana, será encerrada em 30 de setembro a última loja do Nacional na capital gaúcha, localizada no bairro Jardim Dona Leopoldina, na Zona Norte. A operação empregava entre 50 e 70 funcionários, que tiveram a opção de transferência para o hipermercado Carrefour da Avenida Plínio Brasil Milano.
Estratégia do Carrefour
A decisão faz parte da mudança de estratégia do grupo francês, que comprou o Grupo BIG — dono da bandeira Nacional — em junho de 2021, por R$ 7 bilhões. Desde então, a direção optou por concentrar esforços em formatos de maior escala, como o atacarejo Atacadão e o clube de compras Sam’s Club.
Segundo Pablo Lorenzo, CEO do Carrefour no Brasil, a prioridade é fortalecer as marcas líderes e ampliar o alcance em grandes operações, deixando de lado o modelo de supermercado tradicional. Muitos itens da estrutura do Nacional, como carrinhos e materiais internos, foram reaproveitados em outras unidades do grupo.
Marca em extinção
Criado em Esteio como um pequeno armazém em 1969, o Nacional tornou-se uma das bandeiras mais reconhecidas do varejo gaúcho. Agora, restam apenas quatro unidades em todo o Rio Grande do Sul. A liquidação que começa nesta quinta-feira (11) marca a reta final de uma marca que, por décadas, fez parte da rotina de milhares de consumidores.