O SUS – Sistema Único de Saúde – pode não ser perfeito, mas também está longe de ser o desastre que muita gente quer te fazer acreditar. O sistema de saúde brasileiro é referência ao redor do mundo e, inclusive, está sendo pensado para o NHS, o National Health System, o sistema de saúde do Reino Unido.
Publicada na segunda-feira passada (7), uma matéria do The Telegraph contou com o seguinte título: “O NHS está perto do colapso — um projeto das favelas brasileiras poderia salvá-lo?”.
Governo do Reino Unido quer se inspirar em iniciativa do nosso SUS
De acordo com a reportagem de Laura Donnelly e Claudia Marquis, o governo britânico está trabalhando em um projeto-piloto para ser aplicado em Pimlico, um bairro de Londres. A inspiração é o modelo brasileiro dos agentes comunitários de saúde.
Dentro do SUS, os agentes comunitários fazem parte da Estratégia Saúde da Família e começaram a ser implementados nos anos 90. Normalmente, eles fazem parte de uma equipe multidisciplinar, atuando diretamente nas comunidades e sendo um pilar essencial da atenção básica. Além disso, eles são muito importantes principalmente nas regiões mais remotas do país, em que a população ainda tem dificuldade de acessar os serviços de saúde.
“Poucos meses após vencer a eleição, o governo [do partido] trabalhista ficou bastante interessado na Estratégia Saúde da Família brasileira, enviando representantes da área de saúde ao Rio para assinar uma carta de intenções sobre a cooperação em saúde entre o Reino Unido e o Brasil”, afirma um trecho da matéria do The Telegraph (traduzido pela BBC).
Durante a campanha eleitoral no Reino Unido, o Ministro da Saúde do país, Wes Streeting, apontou que um dos problemas do sistema de saúde britânica era o difícil acesso aos médicos. Segundo o The Telegraph, Streeting convidou especialistas em saúde do Brasil para saber mais informações sobre os nossos programas de saúde.